6 curiosidades sobre o etanol

O etanol é um dos principais produtos advindos da cana-de-açúcar e movimenta milhões de reais pelo mundo. Segundo maior produtor do mundo, o combustível é fundamental para o Brasil, gerando renda e empregos. Entretanto, existem algumas informações que poucas pessoas sabem sobre o etanol, bem como sua importância para o país. No post de hoje, a Sergomel, fabricante de equipamentos canavieiro, traz algumas curiosidades sobre o etanol para você entender um pouco mais sobre esse setor.

Matéria-prima de qualidade

Muitas pessoas acreditam que somente é possível obter o etanol por meio da cana-de-açúcar. Entretanto, o combustível também pode ser gerado pelo plantio do milho, processo que ocorre nos Estados Unidos e coloca o país como maior produtor de etanol do mundo.

O combustível gerado pelo grão rende muito mais etanol que o milho por peso, entretanto, seu custo é maior devido a maior dificuldade em quebrar as moléculas do grão em comparação às da cana-de-açúcar. Além disso, a fermentação do açúcar da cana dura em média de 10 a 12 horas, enquanto o milho demora de 38 a 45 horas.

Combustível veicular

O etanol é o combustível utilizado por mais de 40 países ao redor do mundo, principalmente em sua versão misturada a gasolina. A maior proporção do combustível no exterior se encontra na Suécia, que utiliza 95% de etanol (E95) nos tanques de alguns ônibus do transporte público. No Brasil, o etanol usado é o hidrato puro (E100), se tornando o único Brasil com essa composição de combustível.

Frio x etanol

O frio é um dos grandes "inimigos" da consolidação do etanol no mercado. Abaixo de 13 ºC (ponto de fulgor do etanol), o álcool perde sua capacidade de gerar combustão, ficando inutilizável como combustível. Entretanto, esse problema se torna cada vez menor com sistemas de partida a frio cada vez mais sofisticados. O meio mais comum de gerar partida a frio é injetando gasolina aditivada no motor.

Uso de Etanol no Brasil

É comum encontrar em sites e revistas especializadas em combustível a informação de que o Brasil é o único país do mundo que usa somente etanol no combustível. Essa informação, entretanto, é uma meia verdade. O percentual é de cerca 96%, pois o álcool combustível é o chamado Etanol Hidratado.

Ele possui cerca de 5% de água em sua mistura. Até mesmo no Álcool Anidro, que é utilizado na gasolina, pode possuir teor alcoólico de até 96%.

Etanol reduz a emissão de gás carbônico

Talvez não seja de conhecimento de todos, mas utilizar Etanol como combustível produz até 70% menos CO2, o famoso e temido gás carbônico, em comparação com a gasolina. O motivo é que: por ser produzido por uma planta, no caso, a cana-de-açúcar, durante o processo de produção do Etanol, a emissão de CO2 é tão menor.

A produção do Etanol no Brasil

Brasil e Estados Unidos são responsáveis por produzir cerca de 90% da produção mundial de Etanol. Está estimado, para ainda 2018, uma produção de mais de 85 bilhões de litros.

E aí, curtiu nosso conteúdo de hoje? Envie sugestões, críticas e comentários para o blog da Sergomel!