Amarração de carga no caminhão: saiba como realizar corretamente

Um dos fatores fundamentais para um transporte de cargas de sucesso é a segurança no trajeto. Para isso, você precisa pôr em prática algumas ações, com por exemplo, seguir o limite de velocidade máxima, respeitar as placas de trânsito e realizar pausas de sono e refeições ao longo do trajeto. Outro item indispensável para a segurança de uma viagem é a amarração da carga no equipamento de transporte. Na Sergomel, os equipamentos acompanham catraca de amarração automática com ajuste contínuo, que proporciona maiores benefícios ao dono do veículo. É por isso que o texto de hoje, vem ajudar a você que sobre como realizar a amarração de carga no caminhão.

Material adequado

Para realizar uma amarração de carga de forma eficaz, é preciso que a carga também esteja alinhada e organizada corretamente no equipamento de caminhão. Portanto, observe se o material a ser transportado está distribuído igualmente e se os diferentes formatos da carga podem causar atrito ou folga.

É muito importante para uma viagem de sucesso que a carga esteja com o peso igualitário em todos as partes do equipamento de transporte. Além de ajudar na amarração de carga no caminhão, ele também torna a viagem mais segura e econômica, uma vez que um veículo estável exige menos esforço do motor, combustível e suspensão.

Sistemas de amarração de carga

Atualmente, a lei brasileira proíbe o uso de cordas para amarração, por isso, fique atento em usar com o máximo de eficiência outros métodos, sendo eles com cintas, correntes ou cabos de aço. Procure entender como funciona a amarração de cada sistema e as ferramentas para o uso do mesmo.

A amarração de carga no caminhão pode ser realizada de duas formas. A primeira delas é por atrito, que consiste em envolver a carga com os materiais de amarração. Já a outra, conhecida por amarração direta, é quando os equipamentos utilizados estão fixados entre um ponto de ancoragem e a carga. A Sergomel possui o sistema de Catraca de amarração automática com ajuste contínuo, que realize a amarração automática da carga, evitando acidentes e poupando o tempo do condutor. No víde abaixo, um pouco mais sobre.

Outra dica importante para o momento de carregamento de cargas no caminhão é a utilização de enchimentos para preencher espaços vazios entre cargas de formatos diferentes. Dessa forma, o veículo estará mais estável e sua carga transportada também. Além disso, opte por fixar as mercadorias e embalagens menos resistentes nas camadas superiores da carga. para serem melhor presas.

Atenção ao trajeto

Ter um planejamento e até mesmo, o conhecimento do caminho no qual o transporte será realizado, influencia na amarração de carga no caminhão. Isso porque dependendo da carga que estiver levando ou a forma como ela está amarrada, pode ser que o caminho a ser feito seja diferente. Portanto, estude o trajeto e procure em mapas e GPS, garantindo maior tranquilidade e segurança na viagem.


Agora que você já tem dicas para amarração de carga no caminhão, certifique-se que o equipamento de transporte do seu caminhão seja Sergomel com a Catraca de amarração automática com ajuste contínuo e viaje com qualidade. Além disso, curta nosso texto e compartilhe!