BNDES anuncia financiamento de R$ 300 mi para setor canavieiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 300 milhões para o setor canavieiro há cerca de um mês, informou o presidente da instituição, Dyogo Oliveira. A medida foi divulgada durante o discurso da abertura da 18ª Conferência Internacional Datagro, sem menção a companhia beneficiada, na qual ainda está sob sigilo.

De acordo com Oliveira, a ação justifica-se pela forte ligação na qual o BNDES tem com o setor sucroenergético, uma vez que o mesmo possui, atualmente, 40% dos financiamentos das usinas. De 2013 até 2018, aproximadamente 120 unidades foram construídas e receberam apoio do BNDES. “Os incentivos presentes na metodologia do RenovaBio vão privilegiar os produtores mais eficientes", ressaltou.

Oliveira também destacou o financiamento do banco em projetos de carros flex, no qual oferece a opção de escolha entre combustível gasolina ou etanol e as recentes aprovações de crédito para cogeração de energia elétrica. Por fim, o BNDES, Oliveira afirma que a infraestrutura brasileira ainda necessita de uma redução dos processos burocráticos para parar de ser vista como um “setor primário” e ser reconhecida como grande potência tecnológica.