Cana-de-açúcar no Brasil: como funciona?

Considerada como um dos produtos essenciais para a economia mundial, a produção de Cana-de-açúcar no Brasil é uma das maiores do mundo de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, ou do inglês, Food And Agriculture Organization (FAO).

A Cana-de-açúcar no Brasil tem dois períodos diferentes de safra. De setembro a março o foco da produção é nas regiões norte e nordeste. De abril a novembro, a produção de Cana-de-açúcar no Brasil fica centralizada no Centro-sul. Entre toda a produção, o destaque fica por conta do estado de São Paulo, que sozinho produz cerca de 60% da Cana-de-açúcar do Brasil.

Brasil – O país ideal para a Produção de Cana-de-Açúcar

O Brasil não é o maior produtor de Cana-de-açúcar atoa. O nosso país possui todas as condições ideais para que a Cana se propague em todo território nacional. Entre os fatores que tornam o Brasil um dos maiores produtores de Cana-de-açúcar, o solo e o clima são os principais.

A FAO publicou em 2018 uma tabela com os índices de produção de Cana-de-açúcar no mundo. O Brasil está em primeiro lugar, produzindo quase 100% mais que o segundo colocado. Confira a tabela:

Se somarmos a Produção de Cana-de-açúcar do Brasil e Índia apenas, eles totalizam mais da metade da produção mundial. Ainda falando sobre a grandiosidade da Cana no Brasil, estima-se que possuímos em nosso território nacional oito milhões de hectares destinados para a produção da planta. No ano de 2012, existiam mais de 400 usinas em atividade.

O mercado da Cana-de-açúcar no Brasil

Somente em 2009, estimasse que o Brasil gerou R$24 bilhões. Graças as evoluções tecnológicas ainda há o fator energético.

As usinas, ao tratarem a Cana-de-açúcar para produção de álcool ou açúcar, tem como subproduto o bagaço da cana-de-açúcar que é utilizado para geração de energia, diminuindo ainda mais os custos na produção e consequentemente aumentando os lucros das usinas.

Transporte da Cana-de-açúcar no Brasil

Um outro ponto importante sob a Produção de Cana-de-açúcar no Brasil é o transporte. Após a colheita, a cana deve ser levada o mais rápido possível para a usina, pois assim ela não perde rendimento. Por este motivo é tão importante utilizar equipamentos adequados para o transporte, pois assim você garantirá maior produtividade do seu material.

A Sergomel oferece uma linha completa de Transporte Canavieiro com a melhor qualidade do mercado. Atuamos há mais de 40 anos, lidando diretamente com usinas e destilarias.