Transporte de carga pesada: quais equipamentos usar?

O transporte de carga pesada exige atenção e cuidado, uma vez que qualquer falha pode causar graves acidentes. Para realizar esse tipo de frete são necessários alguns equipamentos de transporte, como por exemplo, os de alta qualidade e resistência da Sergomel, os chamados prancha carrega tudo. A prancha para transportes de máquinas pesadas geralmente transporta vários tipos de máquinas, como máquinas agrícolas e tratores. Para entender melhor como funciona esse tipo de frete, o blog de hoje traz mais sobre o transporte de carga pesada por meio das pranchas.

O que é carga pesada

A carga pesada, que ainda pode ser chamada de Carga especial ou superpesada, é considerada indivisível, ou seja, que não podem ter seu conteúdo dividido em partes para seu transporte.

Equipamentos

Por isso, os equipamentos de transporte de carga pesada são especiais a fim de atender esse tipo de carga. Os implementos, portanto, devem possuir alta capacidade de carga, estrutura, suspensão, direção e dimensão para esse tipo de locomoção. Além disso, para realizar esse tipo transporte, é necessário verificar a utilização de pistões hidráulicos e remontes específicos no veículo, a fim de suportar e assegurar que a carga pesada seja transportada com o máximo nível de segurança.

 A Sergomel fabricante de equipamentos de transporte para carga pesada, disponibiliza três tipos de implementos para essa modalidade: as pranchas carregam tudo com pescoço removível ou não é a carroceria prancha carrega tudo.

 A escolha entre elas depende da necessidade e preferência do cliente, respeitando a variedade e tipo de negócio. As pranchas carregam tudo da Sergomel possuem assoalho construído em chapa expandida ou madeira, que garante maior acomodação da carga e segurança no transporte, devido à alta fixação da madeira a carga. Além disso, em caso de dano ou avarias, a substituição simples e de baixo custo.

 Legislação 

Existem no Brasil, diversas leis que regulam o tráfico de equipamentos específicos. Algumas das exigências são relacionadas à altura, largura e comprimento.

A legislação de Transporte de Carga Pesada é a lei do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A resolução de número 1 de 14 de janeiro de 2016 define que a Carga Pesada é a única carga que conta com dimensões e (ou) peso que ultrapasse o limite já regulado.

 De acordo com a resolução Nº 01/2016 do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), carga pesada é a que tenha ultrapassado as dimensões e/ou peso e limite já regulamentado. De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) são instituídas normas a serem seguidas pelos veículos longos, conhecidos por CTV (Combinações de Transporte de Veículos) e CTVP (Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas)

 É necessário se atentar que houve atualização na legislação vigente nas rodovias federais também, pois, essas precisam acompanhar os avanços tecnológicos que vieram com novos veículos e equipamentos.

Aos que se utilizam do serviço de escolta também devem ficar atentos as mudanças feitas para este tipo de circulação buscando preencher as lacunas que a legislação anterior deixava. Recomenda-se ao responsável pela prestação deste tipo de serviço estar atento as alterações pois há o risco de punições maiores.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os equipamentos de transporte de carga pesada, peça já um orçamento conosco e conheça todas as vantagens dos equipamentos Sergomel.