Vinhaça de cana-de-açúcar: o que é e qual sua aplicação

Também conhecida como vinhoto, restilo ou tiborna, a Vinhaça da Cana-de-açúcar é um resíduo pastoso que sobra no final do processo de destilação fracionada do caldo de cana fermentado, que posteriormente será utilizado para produção de álcool.

Para se ter noção, para cada um litro de etanol produzido, 12 litros de Vinhaça de Cana são deixados em forma de resíduo.

Esse volume é alarmante! Com o aumento dos estudos ambientais, é comum que diversas empresas e usinas busquem por uma redução eficiente na produção de etanol para reduzir os impactos ambientais.

Existem, atualmente, usinas que aplicam até 70% da Vinhaça de Cana-de-açúcar no próprio cultivo da cana. Esse uso é recomendado, entretanto de forma moderada, pois é altamente producente.

Aplicação da vinhaça

Os impactos da Vinhaça De Cana-de-açúcar no meio ambiente são inegáveis. Ela contamina o solo e os lençóis freáticos. Por este motivo o judiciário reconheceu os riscos do descarte da Vinhaça e exigiu dos usineiros maior cuidado no descarte. Isso, somado à maior percepção das indústrias fez com que a Vinhaça seja utilizada com maior frequência.

O vinhoto (advindo da Vinhaça) e a torta de filtro, quando usados de forma controlada, auxiliam na cultura da cana e ainda são ótimos parceiros no meio ambiente e da produção. Isso porque a prática permite a total reciclagem dos resíduos industriais, ainda aumenta a fertilidade do solo, reduz a captação de água para irrigação e o uso de fertilizantes químico, além dos custos decorrentes.

Uma outra grande vantagem do uso da Vinhaça é que ele fornece água e diversos nutrientes, como o CA++, K+ e Mg++, que enriquecem o solo, aumentando a produtividade agrícola.

Descartar a Vinhaça, mesmo com os atuais estudos, representaria um grande desserviço ambiental e econômico.

Problemas na utilização da Vinhaça de cana-de-açúcar

Um dos principais problemas da Utilização da Vinhaça é seu poder poluente. Para se ter noção, considera-se o Vinhoto até cem vezes mais contaminante que o esgoto doméstico.

O alto nível poluente do vinhoto se deve a sua riqueza em matéria orgânica somado ao baixo nível de pH e alta corrosividade tornam a Vinhaça altamente nociva à fauna e flora. Outro fator que agrega risco é a temperatura em que o material sai dos destiladores, podendo chegar até quase 100 ºC.

Como transportar Vinhaça de Cana-de-açúcar

A Sergomel possui uma linha de produtos dedicada exclusivamente ao transporte de Vinhaça de Cana-de-açúcar. Oferecemos o que há de mais moderno no mercado para garantir maior eficiência. Conheça nossos produtos:

Semirreboque Base Reta para Transporte de Vinhaça de Cana-de-açúcar

Com chassi central reto, Mesa de atrito do pino rei em chapa parafusada, engate traseiro e freio ABS, o Semirreboque de dois eixos é ideal para Transporte de Vinhaça com maior segurança e agilidade.

Reboque Base Reta Para Transporte de Vinhaça de Cana-de-açúcar

Com opção de suspensão pneumática ou mecânica, este Reboque ainda possui Chassi Central reto, com longarina em forma de I, cinturado em chapa SAC50 ou similar, cabeçalho de estrutura quadrada com ponteira e pintura em sistema P.U.

Precisa de um reboque para Transportar Vinhaça? Esse é o produto ideal!