Quer entender tudo sobre bioenergia? Neste conteúdo da Sergomel, vamos te explicar detalhes sobre este assunto, falando o que é bioenergia, para que ela serve e onde ela pode ser utilizada.
A bioenergia nada mais é que um tipo de energia usada para produzir a eletricidade, o combustível ou também o calor.
Mas, para entender exatamente o que é bioenergia, é necessário ter conhecimento sobre a biomassa, pois é dela que se tem a bioenergia. Mas, o que é isto?
A biomassa é uma matéria orgânica que tem sua origem advinda do vegetal ou também pode ser animal. Pode-se citar como exemplo de biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar.
Também é importante esclarecer que a biomassa é um recurso renovável que pode ser convertido em bioenergia, gerando alternativa aos combustíveis fósseis.
Quem busca entender o que é bioenergia, certamente quer saber para que ela serve.
A bioenergia existe como forma alternativa para a utilização de combustíveis fósseis e demais fontes de energia que podem ser potencialmente danosas e prejudicar o meio ambiente.
O principal objetivo da bioenergia é ser uma fonte verde e renovável de energia, portanto, é algo que se destaca, ainda mais quando se fala sobre combustíveis fósseis, um dos considerados prejudiciais para o meio ambiente.
Importante reforçar que não apenas os grandes produtores se beneficiam das vantagens de redução de custos da bioenergia, mas também os pequenos e regionais. Além do mais, se uma empresa precisa de uma quantidade razoável de calor e eletricidade para se abastecer, a bioenergia pode ser uma solução que vai ajudar na parte econômica.
A bioenergia se tornou importante justamente por conta da responsabilidade com o meio ambiente. Isto porque, a maioria das fontes de energia que são utilizadas no mundo causam impactos, de alguma forma, no meio ambiente. Por conta disto, as opções alternativas de energia ganham cada vez mais espaço.
Sim, mas elas não são a mesma coisa. É importante dizer que existe diferença e que a biomassa é uma matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada na produção de energia, de baixo custo, de rápido acesso e que armazena grande quantidade de energia, carbono, oxigênio e hidrogênio.
É possível entender, portanto, que a biomassa é uma forma de energia solar armazenada.
Essa energia é liberada por processos de conversão, como a queima ou a fermentação e destilação.
A bioenergia tem muito a contribuir com a matriz energética brasileira e apresenta diversas vantagens para o meio ambiente, como por exemplo: