A vinda do eucalipto para o Brasil aconteceu em 1868, mas suas utilidades são aproveitas até hoje. Com o objetivo de reflorestar o país, após o desmatamento desenfreado das matas, as mudas, originárias da Austrália, vieram como uma nova aposta para o ambiente e como nova fonte de madeira, encontrando nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro seu novo habitat.
Hoje, o cultivo do eucalipto chega há mais de dois bilhões de pés no Brasil. De lá para cá, a árvore ganhou outras utilidades, movimentando a economia brasileira, incluindo agrônomos, agricultores, indústrias, transporte e comércio final. Confira quais são os possíveis destinos do eucalipto e os benefício dessa árvore em solo brasileiro.
A madeira da árvore do eucalipto é quase opaca e macia, sendo amplamente utilizada em áreas como, construção civil, como por exemplo, em vigas e colunas; no setor de móveis em geral, nos quais são exportados em grande número e no setor de embalagens, com o total de 300 fábricas espalhadas pelo Brasil.
O papel e a celulose advindos do eucalipto correspondem a 40% da produção das indústrias no ramo. A partir da árvore é produzida a chamada celulose fibra curta, aproveitada em papéis para imprimir, papel higiênico, guardanapos e outros.
Com esse tipo de celulose, grandes empresas têm investido fortemente no plantio de eucalipto, uma vez que necessita de pouca interferência do homem e pode ser cultivado em solos com baixo nível de qualidade. Além disso, o ciclo curto do eucalipto permite um maior número de produções e uma maior economia financeira.
O óleo do eucalipto é um dos principais compostos utilizados em produtos domésticos e cosméticos. No setor de limpeza, o óleo é conhecido por sua refrescância deixa no ar e seu ótimo poder antibactericida e antifungico. Dessa forma, ele diminui os riscos de doenças virais e respiratórias.
Já na área de beleza, o óleo é indicado para tratar peles oleosas, uma que reduz a secreção das glândulas sebáceas da derme. Nos cabelos, o eucalipto auxilia no tratamento de caspa e na redução na quedas dos fios.
A essência do eucalipto também é utilizada para fins medicinais, por exemplo, como tranquilizante e relaxante. Ele pode ser aproveitada em massagens e como indutor do sono.
Além disso, medicamentos com essência de eucalipto ajudam a cicatrizar feridas, queimaduras e picadas de insetos. Outra função do eucalipto usada por exemplo, em saunas, é o de broncodilatador, que auxilia na respiração e na eliminação de toxinas.