Quer saber mais sobre a matriz energética brasileira? Neste blogpost, a Sergomel separou alguns assuntos sobre este tema para esclarecer, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre a matriz energética brasileira, bastante diversificada e que se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção energética do país. É importante considerar que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo.
Enquanto o mundo segue a tendência de usar fontes não renováveis, o Brasil se comporta como o país que tem uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo industrializado. Importante ressaltar que cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa, que é utilizada na produção de biocombustíveis.
Além do mais, este tipo de energia também é advinda do etanol e também de energias eólica e solar. A matriz energética brasileira também se sobressai, pois o uso destas fontes renováveis tem sido grande aliada e uma alternativa para o uso de petróleo.
Importante sempre reforçar que a matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo e isto entra na questão das vantagens. Outro ponto é que o nosso país tem muita dependência de combustíveis fósseis para geração de energia e isto entra como desvantagem da matriz energética brasileira.
Alguns obstáculos como a energia eólica, por exemplo, que só pode ser feita em locais onde haja bastante movimentação de ar, impedem a expansão da geração de energia por meio de recursos renováveis.
Vale a pena reforçar também que o Brasil tem grande potencial de produção de energia renovável pelo fato de ter um clima considerado bom, agricultura e distribuição hídrica.
A matriz energética brasileira nada mais é que o conjunto de fontes disponíveis no país usadas para captar, distribuir e utilizar energia para os setores comercial, industrial e residencial.
Quando se fala em mundo, a matriz energética é composta, em sua maioria, por recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral.
Aqui no nosso país, as fontes de energia que mais são utilizadas são as renováveis. Dentro deste nicho, pode-se citar a hidrelétrica como uma grande base da matriz energética brasileira, pois de acordo com pesquisa divulgada pelo Balanço Energético Nacional Interativo, o consumo de energia no Brasil, através da fonte hidráulica, chega perto dos 65%.
Abaixo vamos explicar um pouco sobre as fontes de energia da matriz energética do Brasil, como a biomassa, a energia eólica, hidráulica e nuclear. Vamos falar das renováveis e das não renováveis.
Para começar, as renováveis, inclui-se a biomassa que tem origem na matéria orgânica, da mesma maneira que o etanol, produzido a partir do processamento da cana-de-açúcar. A energia eólica se origina através da energia do vento. A hidráulica começa através das correntes de água. A energia solar inicia com a luz solar, por meio da instalação de placas solares.
Ao citar as energias não renováveis, citamos o carvão mineral que tem origem no carvão, que é um combustível fóssil. O gás natural, por exemplo, começa na mistura de derivados de combustíveis fósseis. O petróleo tem sua origem na decomposição de matéria orgânica. Já a energia nuclear começa na liberação de núcleos atômicos.